O QUE É OZONIOTERAPIA?
A ozonioterapia é uma terapia complementar para tratamentos de várias doenças e disfunções estéticas. Nessa técnica utiliza-se o ozônio medicinal através de uma mistura entre os gases oxigênio medicinal e ozônio.
A técnica de ozonioterapia consiste em administrar o ozônio no corpo, que é um gás composto por 3 átomos de oxigênio (O3), pois ajuda a melhorar a oxigenação dos tecidos e aumentar a resposta do sistema imunológico.
A terapia com ozonio funciona aumentando a quantidade de oxigênio nos tecidos e interrompendo processos não saudáveis no corpo, como o crescimento de bactérias patogênicas se houver uma infecção, ou impedindo alguns processos oxidativos, podendo por isso ser usado para auxiliar diversos problemas de saúde.
O ozônio tem excelentes propriedades medicinais, como: anti-inflamatórias, antissépticas, modulação do estresse oxidativo, melhora da circulação periférica e da oxigenação.
A ozonioterapia é aplicada por diversas vias de administração, como: intravenosa, retal, vaginal, intra-articular, intramuscular, auricular, água ozonizada, óleo ozonizado e bag.
ALGUNS EFEITOS PODERÃO OCORRER NA APLICAÇÃO DO OZÔNIO, COMO:
. Sentir o gás na pele durante alguns minutos
. Hiperemia por alguns segundos
. Dor passageira e sensação de queimação
. Pode ocorrer hematoma
HÁ CONTRAINDICAÇÃO PARA OZONIOTERAPIA?
- O procedimento não é indicado para pacientes com deficiência relacionada à enzima G6PD, pois sua ausência ou deficiência é responsável por causar a destruição em massa das hemácias, células do sangue com função de transportar oxigênio.
- Mulheres grávidas, infarto agudo do miocárdio, hipertireoidismo não controlado, intoxicação alcoólica ou problemas sanguíneos, especialmente trombocitopenia.
CUIDADOS PÓS APLICAÇÃO
Recomenda-se ao paciente não massagear a região tratada logo após a aplicação. Pode-se notar o aparecimento de um pequeno halo de vermelhidão, inchaço, coceira ao redor dos pontos de aplicação logo após a realização do procedimento, que é uma reação do organismo decorrente do trauma de qualquer injeção, que regride nas primeiras horas ou poucos dias, sem necessidade de tratamento específico. Edema e sensação de pele mais tensa devem melhorar durante os primeiros dias, referente a absorção do gás. Ao persistirem os sintomas ou qualquer anormalidade, o profissional deverá ser consultado.